segunda-feira, 21 de junho de 2010


Filme - Corações e Mentes

Título original: Hearts and Minds
Origem: EUA
Diretor: Peter Davis
Duração: 112 min
O filme é um documentário sobre a Guerra do Vietnã, lançado no ano de 1974 foi o ganhador do Oscar de melhor documentário.
Produzido no final do contexto da Guerra em um momento de crise política e econômica para os Estados Unidos, aborda as diferentes visões da Guerra para seus participantes.

domingo, 20 de junho de 2010

Imagens da guerra


Uma das características mais importantes da Guerra do Vietnã foi a sua divulgação. Até então, a imprensa nunca havia estado tão perto dos campos de batalha, dos soldados, dos bombardeios e da destruíção provocada pelo confronto. Estas são apenas algumas das inúmeras imagens registradas pelos fotógrafos da época. Destacamos,porém, duas delas, como as mais emblemáticas e também por fazerem parte de um dos filmes que trata desta guerra, o documentário “Corações e Mentes”, de 1974,de Peter Davis.
Tais imagens são a da menina correndo nua após um bombardeio de napalm e a outra é a do tiro dado por um soldado na cabeça de um vietnamita, ambas as cenas, além de fotografadas foram filmadas e exibidas para os Estados Unidos ao vivo. A brutalidade dos ataques à população civil do Vietnã ficou muito clara através de tais imagens. A presença do jornalista no front é inegável.
As demais imagens também têm sua relevância,pois apresentam os contrastes desse conflito. A foto que mostra umsoldado norte-americano observando uma mãe vietnamita com o filho nos braços pode ser lida como o olhar humano desse soldado. É claro que não se pode apagar as atrocidades cometidas por eles, porém, sabemos que muitos deles não tinham a dimensão de seus atos, agindo em prol da nação norte-americana.
Uma das imagens coloridas é o registro do Massacre de My lay, o maior massacre de civis ocorrido durante a Guerra do Vietnã, em 1968. Muitas dessas vítimas foram estupradas,torturadas e espancadas,além de haver alguns corpos mutilados. O ataque ocorreu pois o exército norte-americano acreditava que naquela região havia guerrilheiros da FNL (Frente Nacional de Libertação do Vietnã) escondidos.
Na edição de 2 de Junho de 2008, o jornal “El País” publicou as palavras de Ha Thi Quy, sobrevivente do massacre,com 83 anos em 2008:
"Eram muitos soldados, aproximaram-se da casa atirando nas galinhas e os patos. Matavam tudo o que viam. Sentimos um medo atroz. Na casa, estávamos minha mãe, minha filha de 16 anos, meu filho de seis e eu, que estava grávida. Apontaram suas armas para nós e pediram que saíssemos e fôssemos até o açude. (...) Havia muita gente no açude. Empurraram-nos para dentro dele a coronhadas. Juntávamos as mãos e implorávamos para que não nos matassem, mas eles começaram a disparar. Senti como se as balas me mordessem nas costas e na perna, vi como elas arrancaram metade do rosto de minha filha, e então desmaiei. O frio me devolveu a consciência. Meu filho pequeno jazia a meu lado. Não conseguia andar. Arrastei-me para chegar à minha casa e beber água porque estava com uma sede terrível. No caminho encontrei os corpos nus de muitas jovens. Eles as haviam violado e assassinado"

Entre a violência, o desespero e a tristeza, nos perguntamos até hoje, a troco de quê foram provocadas tantas mortes? Essa pergunta foi feita pela sociedade norte-americana às suas autoridades, assim que estas imagens chegaram, trazendo consigo a frieza e crueldade do conflito; essa pergunta ecoa até os dias atuais e os Estados Unidos não foram capazes que apresentar uma resposta.

Tentamos encontrar a autoria das fotografias que utilizamos, no entanto não foi possível encontrar a de todas; Philip Jones Grissith foi quem fotografou a vietnamita com o filho nos braços enquanto um soldado a observa; Nick Ut é o autor da imagem de maior destaque quando o tema é a Guerra do Vietnã, a menina correndo após um bombardeio de napalm.

sábado, 12 de junho de 2010

Filme -Fomos Heróis(2002)



Origem/Ano: EUA/2002
Duração: 138 min
Direção: Randall Wallace

Mostra o patritismo envolvido na guerra ,bem como a questão da guerra mal planejada que custou a vida de seus soldados.
Trailer:http://www.youtube.com/watch?v=ZHfBLc6NKYs&feature=PlayList&p=509F0B800E08CBD1&playnext_from=PL&playnext=1&index=51

Filme -Nascido em 4 de julho(1989)




TÍTULO ORIGINAL:Born on the Fourth of July
Direção: Oliver Stone
Roteiro: Ron Kovic (livro e roteiro), Oliver Stone (roteiro)
Origem: Estados Unidos
Duração: 145 minutos/cor
O filme aborda o drama vivido pelos veteranos de guerra, mostrando a vida de um militar idealista que acaba retornando aos EUA como herói,mas acaba vivendo as consequências do conflito em sua vida.

Filme -platoon(1986)



ORIGEM/ANO:EUA /1986
DIREÇÂO:Oliver Stone
O filme Mostra o cotidiano dos soldados que combateram no vietnã,fazendo uma crítica a política externa norte-americana,mostrando os horrores da guerra através dos olhos do personagem Chris, um jovem recruta estadunidense que se alista voluntariamente para o combate e tem contato com dois militares ,um com uma conduta moralmente desviante e o outro um pacifista sensível e inteligente.

PREMIAÇÕES:
Oscar 1987 (EUA) Festival de Berlim 1987 (Alemanha) Globo de Ouro 1987 (EUA) Independent Spirit Awards 1987 (EUA)dentre outros..
Trailer:http://www.youtube.com/watch?v=kDwXVFOxZVc&feature=related

Filme -Apocalypse Now(1979)


TITULO ORIGINAL: (Apocalypse Now)
LANÇAMENTO: 1979 (EUA)
DIREÇÃO: Francis Ford Coppola
ATORES: Marlon Brando , Robert Duvall , Martin Sheen , Frederic Forrest , Albert Hall
DURAÇÃO: 148 min
O filme mostra vários aspectos simbólicos sa guerra,que leva a uma série de questionamentos políticos e culturais deste contexto.Mostrando o soldado que participava iludido na guerra,movido ,principalmente,pelo pattriotismo e pela manipulação.

Filme -O Franco Atirador(1978)

O Franco Atirador
TÍTULO ORIGINAL: Deer Hunter, The
ORIGEM/ANO: USA/1978
DURAÇÃO: 183 min
DIREÇÃO: Michael Cimino
Prêmios:
Oscar: Vencedor de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e outros.
Globo de Ouro: Vencedor de Melhor Diretor - Indicado ao Melhor Filme Drama, Melhor Roteiro, e outros.
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York: Vencedor de Melhor Filme
Esta produçao cinematográfica, explora as consequências morais e mentais da violência da guerra e o patriotismo manipulado politicamente através da noção de honra, família e amizade. O filme aborda algumas questões como abuso de drogas, e doenças mentais.Problemas que fizeram parte do contexto da guerra.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=vw-Tyr6Rb6I

Filme -Os Boinas Verdes(1968)




DIREÇÃO:Ray Kellogg, John Wayne, Mervyn LeRoy
ANO:1968
EUA
DURAÇÃO:141 min/COR
PREMIAÇÃO:
Classificação do SOMNIUM

Este filme foi produzido em ,1968, ainda durante a intervenção dos EUA.O filme tem como característica a caracterização favorável à guerra e uma exaltação a ‘missão dos EUA” ,ressaltando ,principalmente,o patriotismo;mostrando os vietcongs como “os vilões” e os americanos como “os heróis”.
trailer:http://www.youtube.com/watch?v=Byhv5M4xfKc

Algumas considerações sobre Cinema e Memória

A Guerra do Vietnã é um tema bastante abordado nas produções cinematográficas ,e por ser um tema bastante traumático dentro do imaginário norte-americanos ,há diversas representações sobre a a guerra que ,de certa forma ,ajudam a produzir uma memória que pode resgatar o orgulho nacional e o patriotismo(podemos ver isso , no filme Somos heróis , do ano de 2002)
Os filmes sobre o conflito ,que foram produzidos na década de 80 ,retratam ,principalmente, denúncias dos horrores cometidos por soldados estadunidenses e focam a representação do militar com características morais desviantes(o filme Platoon retrata bem este aspecto).Segundo a Historiadora ,Ana Paula Spini ..." Os filmes tocam na ferida aberta, endossando as denúncias de veteranos vindas a público a partir de 1969 sobre os crimes cometidos por soldados norte-americanos no Vietnã contra civis,incluindo mulheres e crianças..."
Além disso, a partir da década de 80, as produções cinematográficas contam com um fator novo, as experiências narradas pelos veteranos de guerra, os filmes baseados nesses relatos eram uma forma de eximir os próprios soldados da culpa pelas atrocidades cometidas durante o conflito(como o massacre de My Lai).Surge ,então,uma exploração do drama dos veteranos de guerra que voltavam para os EUA, sofrendo as conseqüências da guerra, como problemas psicológicos, deficiências físicas,etc..
É importante também, se considerar que além das produções levarem ,em si , uma certa visão da guerra de seus produtores ,elas também tem como características considerações próprias do período em que foram produzidas.
Segundo Mônica Almeida kornis, o filme pode ser uma importante fonte histórica ,desde que se considere a articulação entre o contexto histórico e social da própria produção , tirando daí a percepção das alterações intrínseca ,a linguagem cinematográfica, deixando de lado ,portanto ,a relação entre filme e "verdade histórica", e sim,considerando-o como um produto inerente a cultura ao qual está inscrito, e como uma representação histórica.Podendo ,inclusive acentuar pontos a serem agregados a memória ou omiti-los...
"...é preciso ver o filme sobre uma abordagem múltipla,considerando que ele codifica diferentes concepções ideológicas,culturais e sociais em sua estrutura,visões às vezes ,antagônicas,às vezes complementares..."(Luciano Pires Mesquita-Dissertação de Mestrado )


Textos interessante sobre o tema:
http://anphlac.org/periodicos/anais/encontro7/ana_paula_spini.pdf

Panorama da Guerra do Vietnã

Para apresentar um panorama do que foi este conflito e em qual contexto está inserido, fizemos uso do texto entitulado “Guerras da Indochina”, de Demétrio Magnoli, que faz parte do livro “História das Guerras”,organizado pelo mesmo.
A guerra do Vietnã foi um conflito armado, ocorrido na Ásia, no Vietnã,entre os anos de 1959 e 1965. Para o povo vietnamita esta guerra foi reflexo da luta pela independência, ocorrida entre 1946 e 1954 contra o poderio francês. A guerra do Vietnã tinha como objetivo a unificação do país e a definição do regime político e econômico a ser adotado, portanto, se tratava de um conflito interno,porém o que observamos é a intervenção norte-americana,apoiando os sul-vietnamitas, num contexto de combate ao comunismo e a busca incessante de novas áreas de influência, o momento mundial era o da Guerra Fria.A derrota norte-americana teve como consequência, além do marco para a sociedade e a política, mudanças nas estratégias de guerra, com a incorporação de técnicas de informação.
A resistência vietnamita reunia diversos grupos como o Partido Comunista Vietnamita na chamada Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (Vietminh), o líder vietnamita era Ho Chi Minh. É importante dastacar sobre a primeira guerra da Indochina o fato deste conflito ter sido assimétrico, sangrento, mas de pouca intensidade, segundo Demétrio.Já neste momento, percebe-se também o alinhamento de outros paísesno conflito, de acordo com a ótica da Guerra Fria, assim, enquanto a China Comunista colocava suas armas modernas à disposição do Vietminh, os Estados Unidos forneciam apoio financeiro e militar à França. O momento mais marcante deste primeiro conflito foi a batalha de Diem Bien Phu; tratou-se de uma ofensiva francesa numa localidade conhecida como ponto estratégico de ligação entre o Vietnã e a China. A batalha foi considerada a maior derrota já sofrida por uma potência industrial em conflito com forças guerrilheiras no mundo colonial, a França perde e o conflito termina em 1954.
Através dos Acordos de Genebra o conflito termina oficialmente; a França teve que se retirar do território, o Vietnã e Camboja e Laos tornaram-se independentes. Além dessas resoluções,uma em especial é de fundamental inportância para o que veio a ser a Guerra do Vietnã, o país foi dividido em dois, pelo paralelo 17, o Vietnã do Norte ficou sob comando de Ho Chi Minh e o Vietnã do Sul com Bao Dai como representante. A situação seria teoricamente resolvida em 1956,com aconvocação de eleições para optarem pela reunificação ou não, porém, um ano antes Saigon (Capital do Vietnã do Sul) anuncia sua não participação. Bao Dai é deposto e o Vietnã do Sul passa a ser governado por Diem.
Desde 1957 há conflitos entre os guerrilheiros do Vietminh e oficiais do Vietnã do Sul, porém, o conflito se intensifica a partir de 1959, quando Ho Chi Minh conclama uma guerra popular no Vietnã do Sul e faz uma trilha ligando o norte ao sul do país. Para entendimento do conflito, Demétrio Magnoli aponta três fases distintas, a primeira no período de presidência de Kennedy (1960-1963); o segundo,no qual os Estados Unidos estava sob comando de Lyndon Johnson (1964-1968) e aterceira e última etapa, com Nixon no poder (1969-1973).
No primeiro momento, a expectativa norte-americana era de intimidar Ho Chi Minh e promover o mais breve possível, negociações para o término do conflito. Quando percebem que esta estratégia não tem bons resultados, a Teoria do Dominó, que coloca o avanço comunista como uma ameaça mundial, se torna a justificativa para a intervenção dos Estados Unidos, não somente financeira,mas também militarmente. É neste segundo momento que fala-se na escalada militar no Vietnã. O conflito era difícil por vários motivos; o primeiro deles era o conhecimento dos vietcongs e suas estratégias de guerrilha, outro ponto relevante era a resistência da sociedade sul-vietnamita à Ditadura de Diem, que gerou amplos protestos televisionados, que levaram à América os horrores que se passavam na Ásia naquele momento. O mais marcante destes protestos foi o dos monges que atearam fogo em si próprios. Diante da indignação da opiniãopública, os Estados Unidos deixa de apoiar Diem e promove um golpe contra ele. Diem é preso e assassinado.
As pressões sofridas por Johnson culminaram no envio de tropas ao Vietnã, principalmente após a resolução do Golfo de Tonquim, aprovada pelo congresso. Enquanto as forças Vietcongs faziam pequenos ataques, os Estados Unidos atacavam grandes áreas utilizando aviões para bombardear fábricas, bases militares e a trilha Ho Chi Minh. Podemos perceber, portanto, o quão assimétrico foi o conflito. Não se pode esquecer também os bombardeios com Napalm e Agente Laranja, armas químicas que foram usadas de forma indiscriminada, matando milhares de civis e inutilizando a terra.
A maior ofensiva militar ocorrida no Vietnã foi a operação Junction City, que derrotou a guerrilha, matando 2,7 mil guerrilheiros e menos de 300 soldados norte-americanos. Mesmo com todo poder aéreo, os Estados Unidos enfrentaram duas derrotas importantes, o cerco a Khe Sanh e a Ofensiva do Tet. Tais conflitos foram ao ar nas casas dos estadunidenses, o que desencadeou fortes movimentos de oposição à guerra e a permanência dos Estados Unidos lá.
Richard Nixon assume o poder na Casa Branca em 1969 e cabe a ele, resolver a questão. Sob o lema da ‘Paz com honra’, Nixon promove a retirada gradual das tropas norte-americanas do Vietnã, em contrapartida, é neste período que ocorrem os bombardeios aéreos mais pesados de toda a guerra. Além disso, o país adota a estratégia que ficou conhecida como Vietnamização da guerra, ou seja,embora estivessem saindo do vietnã, caberia aos EUA capacitar as tropas sul-vietnamitas para enfrentar Ho Chi Minh.
Em Janeiro de 1973 são firmados os Acordos de Paris, nos quais ficou estabelecido o cessar-fogo, a reunificação do Vietnã, e a retirada dos remanescentes militares norte-americanos.O conflito, no entanto, durou até 1975, quando o Vietnã do Norte entrou vitorioso em Saigon. O país foi reunificado em 1976 e a cidade de Saigon rebatizada de Ho Chi Minh.
Agora, além de ter se tratado de um conflito inserido no contexto da Guerra Fria e de ter representados garndes avanços tecnológicos no fazer guerra, qual outra particularidade a Guerra do Vietnã tem?? A presença maciça da imprensa no front, nos campos de batalha, entrevistando soldados no meio do conflito. Tal aspecto é destacado por Demétrio através deste trecho:

“No Vietnã, travou-se a primeira guerra da ‘era da informação’ e as câmeras, os fotógrafos e os repórteres praticamente não encontravam restrições nas coberturas das batalhas.O retorno de corpos de soldados americanos mortos, os confrontos urbanos do Tet, amatança incessante nas selvas,o massacre de civis inocentes foram transmitidos pela TV, reproduzidos em fotos, narrados em repostagens. A publicidade recebida pelas investigações do massacre de My Lai deveu-se a ação de uma imprensa livre e vibrante.”